segunda-feira, 23 de março de 2015

Confira o desenvolvimento do bebê no primeiro ano



Completar o primeiro ano do bebê é uma emoção única; afinal, 12 meses parecem pouco para tantas novidades! É uma fase em que a criança desperta para uma grande curiosidade pelo mundo e quer realmente explorá-lo, mas, por outro lado, ainda se comporta (e precisa de cuidados) como um bebê. Entendendo o que se passa, fica mais fácil aproveitar o melhor de cada momento.
Primeiros passos
É o grande marco do primeiro ano: a vontade de andar. Algumas crianças já entre 9 e 12 meses conseguem se apoiar ou até caminhar, mas a grande maioria vai mesmo andar entre 14 e 16 meses, alguns antes, outros depois − e essa diferença de tempo é absolutamente normal.
O importante não é quando, mas como o seu bebê aprende a andar. Em primeiro lugar, prepare o ambiente para evitar acidentes: tire do caminho móveis com quinas, vidro ou outros acabamentos perigosos, pois, inevitavelmente, a criança vai cair! Deixe ao dispor pufes e pequenas mesas e cadeiras, que servem como apoio, para ela treinar seu equilíbrio. Os especialistas recomendam não usar andadores, que podem prejudicar o desenvolvimento, e evitar calçados com solados quando a criança estiver dentro de casa. O melhor é mesmo deixar descalço ou, no frio, optar por sapatos “moles” (aqueles próprios para bebês) ou meias antiderrapantes. Os pais podem dar oportunidades para o bebê exercitar a capacidade de andar deixando-o à vontade e em um espaço seguro.
Sono
Aqui não muda muita coisa. Aos 12 meses seu filho ainda é bebê e, como tal, normalmente, quer companhia para dormir e ainda acorda durante a noite. No entanto, nesta idade, ele já tem facilidade para aderir às rotinas, então a dica é organizar horários e tentar manter um ritmo, para que, em breve, ele consiga dormir a noite toda (e a mãe também!).
Alimentação
Embora já esteja comendo, é comum que, com 1 ano, o bebê ainda dê preferência ao leite materno ou às mamadeiras. Aos poucos as refeições líquidas vão se tornando mais sólidas. Uma das formas de a família estimular o interesse pela comida é trazer a criança para se sentar à mesa, oferecendo a ela a chance de se alimentar sozinha. Para isso, escolha um alimento fácil de pinçar com os dedos ou com o talher, como frutas, legumes ou pedaços de pão. A autonomia é muito valorizada pelo bebê, que está querendo virar uma criança grande.
Desenvolvimento
A brincadeira preferida chama-se “tudo ao mesmo tempo agora”. Nesta idade, o bebê ainda não consegue focar em uma única coisa por longos períodos, pois tudo lhe interessa e logo o distrai. Isso é positivo e faz parte da curiosidade extrema desta fase. Ele não quer apenas ficar encaixando miudezas; precisa agora exercitar grandes músculos que serão importantes na hora de andar. Então, os pais e cuidadores devem possibilitar liberdade de movimentos − mas, claro, vigiando quando o bebê for tentar subir e descer, especialmente nas escadas.
Ele já balbucia algumas palavras, responde ao próprio nome, mantém bom contato visual e percebe mudanças ao redor. Muito rapidamente, o bebê de 1 ano vai se tornando um ser ativo e encantando a todos com suas doçuras.
Fonte: Natura - Mamãe e bebê http://goo.gl/RcUGGn

Nenhum comentário:

Postar um comentário